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Proteina de soja

Proteína de Soja

A proteína de soja pode ser uma alternativa às fontes animais de proteína. A soja possui mais proteínas do que carne, ovos ou peixe, e contém uma ampla variedade de nutrientes essenciais, incluindo o cálcio, ferro, potássio, vitamina E e fibra.

A soja é um grão cujo óleo é extraído e o que resta é o resíduo de proteína da soja. Comercialmente, podemos encontrar o tofu, o leite de soja, o tempeh, a farinha de soja, entre outros. As suas diferentes formas podem fazer parte de sopas, molhos, bolos, ou misturas para a ingestão de sua proteína.

A soja, por causa da isoflavona que possui, também auxilia no combate aos radicais livres para favorecer o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, o consumo diário de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol, o que ajuda na manutenção da saúde do coração e do sistema circulatório, sendo importante também para ampliar os benefícios, a adoção de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.

A proteína de soja pode ser concentrada, isolada ou texturizada. A proteína de soja concentrada contém pelo menos 65% de proteína e a maioria dos carboidratos presentes nos grãos de soja. A proteína de soja isolada é a mais pura e refinada forma disponível que é feita a partir das sementes de soja num processo que provê pelo menos 90% de proteína. Os carboidratos são retirados da soja isolada.

Qual o melhor suplemento de proteína de soja?

Suplementos de Proteína de Soja são proteínas à base de vegetais, criadas a partir de grãos de soja.  Essa é uma das melhores proteínas vegetais disponíveis e vêm na forma concentrada e isolada.  

Os melhores suplementos de proteína de soja são os isolados.  O processamento da proteína é feito a partir do farelo da soja e tem a maioria das gorduras e carboidratos removidos.  

A Proteína Isolada de Soja contém 90% de proteína pura e é um excelente suplemento, tanto em qualidade como em custo benefício. Todas as proteínas são digeridas de formas diferentes. Normalmente, a proteína de soja é digerida mais lentamente do que as de origem animal, isto deve-se pelo facto dos vegetais levarem mais tempo a serem processados pelo intestino.

Os suplementos de proteína de soja costumam demorar algumas horas para se converterem em proteínas de construção muscular.  Isso o torna uma boa fonte de proteínas para usar como um supressor de apetite durante o final da tarde ou início da noite, porém,  não é recomendado usá-los como um auxiliar de recuperação após o treino, pois quem pratica musculação precisa absorver proteínas dentro de 90 minutos após uma rotina de treinos.

Fonte: Bodygenics

 

Artigo elaborado por Cátia Neto (estagiaria Slifetavira) 

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