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Exercicios Hipopressivos

Exercícios Hipopressivos

 

O que são?

A ginástica hipopressiva, também conhecida por abdominal hipopressivo, é um tipo de exercício físico onde os músculos abdominais são contraídos num movimento chamado de respiração diafragmática envolvendo também os músculos peitorais.

São muito eficazes para melhorar a tonificação e resistência do abdominal e para combater a incontinência urinária e a dor nas costas.

Fortalecem a musculatura interna do abdómen e reduzem a compressão dos discos intervertebrais na região lombar da coluna. Aqui também o trabalho do períneo torna-se evidente sendo desta forma um excelente método para as mulheres, pois fortalece os músculos que sustentam os órgãos pélvicos, o bebé durante a gestação e, por sustentarem a bexiga e vias urinárias, sendo estes responsáveis pela continência voluntária.

Benefícios dos abdominais hipopressivos

  • Diminui a circunferência da cintura;
  • Fortalece os músculos abdominais e do assoalho pélvico;
  • Trata a incontinência urinária;
  • Melhora o bom funcionamento do intestino;
  • Melhora a postura;
  • Tratar dores de costas, lombalgias;
  • Promove uma excelente recuperação pós-parto;
  • Melhora o rendimento desportivo;
  • Melhora o retorno venoso e linfático;
  • Melhora da função sexual através de uma melhor vascularização da zona perineal.

Como realizar o abdominal hipopressivo

  1. Expirar e encolher a barriga, como se quisesse encostar o umbigo nas costas,
  2. Contrair os músculos abdominais e
  3. Permanecer nesta posição por 15 segundos.
  4. Respire mas mantenha a barriga para dentro, com os abdominais contraídos por mais alguns segundos e depois relaxe.

 

(Pinheiro, 2013)

 

Artigo elaborado por Cátia Neto (estagiaria Slife tavira). 

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