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Bom funcionamento intestinal

Os intestinos são órgãos fundamentais na manutenção da saúde. É nos intestinos que muitas doenças e muitos desconfortos se iniciam.

Os intestinos são órgãos que compõem o sistema digestório, sendo responsáveis por parte da digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes e da água resultante da digestão, bem como formação do bolo fecal.

Assim, se os intestinos não funcionam bem, muitas das suas funções ficam comprometidas, resultando em desconforto abdominal, mau-humor, baixa imunidade, entre outras consequêcias.

Para manter os intestinos saudáveis, duas peças-chave são: consumo adequado de fibras e consumo de água. As fibras e a água ajudam na formação do bolo fecal, mantendo o funcionamento intestinal regularizado. Além disso, ajuda a preservar a flora intestinal, constituída por bactérias benéficas que auxiliam o bom funcionamento intestinal. Uma boa maneira de renovar e manter a flora intestinal é o consumo de Lactobacilos vivos, encontrados nos iogurtes e leites fermentados.

As fibras devem ser consumidas diariamente, em torno de 25 a 30g de fibras/dia. As fibras podem ser encontradas em alimentos integrais como: pão, arroz, macarrão, biscoitos, cereais, etc. As fibras também estão presentes nas verduras, nos legumes e nas frutas; é importante o consumo destes alimentos crus, pois a cocção pode abrandar as fibras, diminuindo a sua ação.

Para quem sofre de obstipação (intestinos presos), segue a dica de sucos laxantes:

- 1/2 mamão papaia, 4 ameixas secas deixadas de remolho em 2 dedos de água, 1 laranja com bagaço, 1 colher de sopa de farelo de trigo, 50 ml de iogurte desnatado. Bater no liquidificador ou com a varinha e consumir pela manhã diariamente.

- 200 ml de suco de laranja, 1/2 fatia de mamão, 1 rodela de abacaxi e 1 fatia de melancia com caroço. Bater no liquidificador ou com a varinha e consumir pela manhã.

 

 

Karen Semprebom

Nutricionista Slife


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