Você está em › InícioBibliotecaNutriçãoAs sopas

As sopas

Depois das comilanças das festas de final de ano é hora de retornar à rotina e desintoxicar o organismo, recuperar as energias para começar o ano no ritmo de muitas conquistas.

O primeiro passo é retornar às atividades físicas regulares, e fazer escolhas saudáveis na alimentação. Uma boa escolha para começar são as sopas, além de nutritivas e de baixa calorias, de quebra ainda ajudam a nos manter quentinhos para enfrentar o frio que ainda nos resta.

As sopas são preparações ricas em vitaminas e minerais e fibras, já que, em sua maioria, são compostas por uma boa variedade de legumes e vegetais. Isso é muito importante para manter a nossa imunidade em alta, dando um chega pra lá naquela gripezinha que teima em acompanhar os dias de frio. As fibras são excelentes para o funcionamento intestinal e também para ajudar na saciedade.

As sopas também são ricas em água, importante para nos manter hidratados, principalmente porque há uma tendência em reduzir o consumo de líquidos durante o inverno. Além disso, as vitaminas e minerias dos vegetais que normalmente se perdem com o caldo de cozedura em outras preparações, são mantidas nas preparações das sopas, já que o caldo de cozedura é aproveitado.

Sendo as sopas muito nutritivas, ajudam a proteger o organismo contra várias doenças. Auxiliam também no controle do peso e no controle dos níveis de gordura no sangue, por serem de baixa calorias e por utilizar ingredientes de baixo conteúdo de gordura. Mas não vale acrescentar natas ou muito azeite para temperar!

As sopas constituem uma maneira leve de se manter em forma, quente, nutrido e hidratado durante o inverno. Utilize pouco azeite no final da preparação para temperar e abuse das ervas aromáticas para reduzir a quantidade de sal.

 

 

Karen Semprebom

Nutricionista Slife


‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt