Você está em › InícioBibliotecaNutriçãoA importância do pequeno almoço

A importância do pequeno almoço

 

Émuito comum entre as pessoas não realizar a primeira refeição do dia, o pequenoalmoço. Muitas são as razões para isso. Muitos culpam a falta de tempo, outrosporque não sentem fome, e muitos porque não sabem da importância de sealimentar logo após o despertar.

Oorganismo continua trabalhando durante o sono, em ritmo menos acelerado, o quenos mantém vivos; pois respirar, manter os batimentos cardíacos, nos movimentardurante a noite, tudo isso necessita de energia para ser realizado. Aoacordarmos, temos de repor as energias despendidas durante a noite.

Ointervalo de tempo entre a última refeição do dia, o jantar, e a primeira, opequeno almoço, é muito longo, por isso em pessoas que não fazem esta refeiçãoé comum surgir sintomas como dores de cabeça, tremores e mal-estar.

Para quem gosta de praticaratividade física logo pela manhã, o pequeno almoço é ainda mais importante,pois tem a função de repor as energias gastas durante a noite, e fornecerenergia para a realização dos exercícios.

Pessoas que fazem o pequenoalmoço diariamente conseguem controlar melhor o peso, pois a fome se tornamenor nas refeições seguintes. A tendência, quando não realizamos o pequenoalmoço, é compensar a falta desta refeição à tarde ou à noite, em geral comopções calóricas.

Por isso, nada de preguiça, nãose esqueça do seu pequeno almoço. Uma boa opção é combinar uma porção do grupodos cereais (pão, torradas, tostas, biscoitos, aveia, cereais matinais, etc.),uma porção do grupo do leite e derivados (queijo, leite, iogurte, etc.) e umafruta.

 

Karen Semprebom

Nutricionista Slife 

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt