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Alimentação em tempos de gripe

A gripe é uma infecção aguda causada por um vírus. Atualmente, temos presenciado a grande ocorrência da gripe A, gripe causada pelo vírus H1N1. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa. 

 

Os sintomas são febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares e articulares, garganta seca e corrimento nasal; pode ocorrer ainda vômitos e diarréia.

 

Cuidados a serem tomados com a alimentação:

 

- A hidratação é fundamental (os sintomas, como febre, vômitos e diarréia, podem provocar desidratação). Prefira alimentos e preparações que irão ajudar na hidratação, como frutas e sopas de vegetais. Não se esqueça também dos sumos de frutas naturais, tisanas, chás, batidos de frutas, iogurte, leite, etc.

 

- Alimente-se com pequenas quantidades, porém de forma frequente. Com a gripe a falta de vontade de comer é normal, mas não alimentar-se dificulta a recuperação.

 

- Tenha uma alimentação equilibrada e variada, dando atenção às frutas e hortaliças; estes alimentos são as principais fontes de vitaminas e minerais da alimentação. As vitaminas e minerais são peças-chave na manutenção das defesas do organismo.

 

- A higiene é muito importante na prevenção de doenças. Mantenha a cozinha e o local onde o alimento será manipulado limpos, proceda com a correta higienização dos alimentos a serem preparados, e realize com frequencia a higiene das mãos. As mãos são os principais veículos de transmissão, já que entram em contato direto com os alimentos.

 

- Lembre-se que a alimentação deve receber atenção sempre, e não só em tempos de gripe. Uma alimentação saudável diária garante a preservação da saúde e mantém o sistema imunológico fortalecido, tornando a instalação da doença mais difícil.

 

 

Karen Akemi Semorebom

Nutricionista Slife 


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