Você está em › InícioBibliotecaNutriçãoAlimentos funcionais

Alimentos funcionais

Alimento funcional é aquele que vai além da sua qualidade de fonte de nutrientes. Atualmente, os profissionais de saúde devem ter consciencia destes alimentos, diante da grande preocupação com a prevenção de doenças e com a manutenção da saúde.

 

Neste contexto, a alimentação saudável tem cada vez mais importância, deixando de ser estritamente uma dieta nutricional, e dando espaço à uma dieta funcional, onde os alimentos assumem papel fundamental na prevenção de doenças.

 

Estudos tem demonstrado a associação entre uma dieta rica em calorias e gorduras e doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e cancro; bem como também, associação contrária entre dietas ricas em vegetais e os mesmos problemas de saúde. Isto explica o porquê da mortalidade por doenças cardiovasculares ser menor nos países do Mediterrâneo e do Oriente em relação aos Estados Unidos, já que o consumo de vitaminas e fibras é maior no Mediterrâneo e no Oriente pelo maior consumo de vegetais.

 

Seguem alguns exemplos de alimentos funcionais:

 

-Vinho tinto e uva: contém flavonóides, substâncias antioxidantes associadas a menor risco cardiovascular.

 

- Tomate: contém licopeno, substãncia associada à proteção contra tumores de pulmão, próstata e estômago.

 

- Alho: contém alicina, substância associada à redução do colesterol, função hipotensora e melhor circulação sanguínea.

 

- Leites fermentados e iogurtes: contém probióticos (bactérias benéficas), aumentam a resistência a infecções, impedem colonização de bactérias patogênicas.

 

- Salmão, sardinha, algas marinhas, óleos vegetais (alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 e 6): associados ao controle de processos inflamatórios e intervenção na coagulação sanguínea.

 

- Frutas e Vegetais (alimentos ricos em fibras): as fibras previnem doenças cardiovasculares, auxiliam no controle do colesterol e da glicemia, auxiliam no controle do peso. Além disso as frutas e vegetais ricos em vitaminas A, C e E são antioxidantes.

 

 

Karen Akemi Semprebom

Nutricionista Slife


‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt