Você está em › InícioBibliotecaNutriçãoBronzeado saudável

Bronzeado saudável

O verão está aí, e as praias cheias! Quem não quer exibir aquele bronzeado de fazer inveja? Bom, mas conquistar um bronzeado de cair o queixo não basta apenas se estirar ao sol e se esquecer do mundo! É preciso ter alguns cuidados, e seguir algumas dicas pode ajudar bastante.

 

 

O primeiro passo é se proteger! O protetor solar (fator de proteção mínimo de 30) deve ser um companheiro de praia. A proteção evita o envelhecimento precoce, as manchas e principalmente o cancro de pele. Respeitar os horários de exposição ao sol é o segundo passo, evite os horários entre as 11 da manhã e as 17 horas.

 

Tenha a alimentação como aliada! Consuma alimentos ricos em betacaroteno. sta substância é precursora da vitamina A, essencial para a saúde e a coloração da pele.

 

O betacaroteno pode ser encontrado em alimentos vegetais como: alimentos amarelo-alaranjado-vermelho, como cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga, tomate, pimento verde, alperce, meloa, papaia, carambola, nectarina e pêssego. Pode também ser encontrado mas, em quantidades menores, nos vegetais folhosos como rúcula, couve, espinafre, agrião e brócolos.

 

A vitamina A é um antioxidante (age contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento), além de beneficiar a visão noturna, aumentar a imunidade, dar elasticidade à pele, aumentar o brilho dos cabelos, fortalecer as unhas, etc. O betacaroteno confere cor amarelada à pele se consumido em excesso, que desaparece com a redução do consumo.

 

Consumir alimentos ricos em antioxidantes ajuda a manter a pele saudável e jovem, como alimentos ricos em vitamina C (limão, laranja, morango, goiaba, brócolos, espinafre, pimento verde), e ricos em vitamina E (óleo de gérmen de trigo, óleo de semente de girassol, amêndoa, amendoim, abacate).

 

É importante ter sempre uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais, garantindo o consumo diário de vitaminas e minerais, para estar com a pele sempre saudável. Reforçar o consumo de alimentos ricos em betacaroteno algumas semanas antes de encarar o sol é bastante válido.

 

E, não se esqueça de se hidratar, beba de 1,5  a 2 litros de água diariamente, mantendo o corpo hidratado e preparado para o verão, e mantendo também a pele saudável e um bronzeado com mais vida. Divirta-se e arrase com saúde!

 

Karen Akemi Semprebom

Nutricionista Slife


 

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt