Você está em › InícioBibliotecaNutriçãoNutrição: dicas de Verão

Nutrição: dicas de Verão


Dicas de Verão

 

Com o aumento das temperaturas, as atenções à alimentação e à hidratação devem ser redobradas. O metabolismo nesta época do ano fica mais lento, não sendo necessário grande quantidade calórica na alimentação. Com o calor, a perda de líquidos se intensifica e a hidratação é essencial.

 

Seguem abaixo algumas dicas para você passar o verão com leveza, curtindo com muita diversão os dias de sol:

 

- Beba muitos líquidos: bastante água, sumos naturais, chás gelados, batidos de frutas.

 

-Aproveite as frutas da época, são mais nutritivas, saborosas e baratas, como a melancia, por exemplo, rica em vitaminas, fibras e muita água.

 

-Faça smoothies com uma medida de fruta e uma de gelo, triture tudo no liquidificador e coloque adoçante à gosto. Essa é uma maneira de se refrescar e ingerir vitaminas, minerais e fibras.

 

- Prefira os gelados de frutas aos com base de leite.

 

- Prefira grelhados e assados aos fritos e preparações à base de molhos; evitando consumo exagerado de gordura, este nutriente tem a digestão mais lenta, o que pode causar má disposição.

 

- Outra dica para diminuir a quantidade de gordura da alimentação é retirar a gordura visível das carnes (como as peles das aves).

 

- Uma boa opção para uma refeição leve é uma salada completa, com carboidratos (massa integral), preoteínas (atum, ou peito de frango desfiado, ou salmão), vitaminas, minerais e fibras (vegetais e, caso aprecie, frutas), e uma pitada de gordura (azeite para temperar). Capriche na quantidade de vegetais!

 

- Faça de 5 a 6 refeições ao longo do dia, evitando ficar longos períodos sem se alimentar e também refeições muito volumosas, o que pode causar desconforto.

 

- Tenha em atenção a higiene durante a preparação dos alimentos, algumas bactérias se proliferam com maior rapidez em altas temperaturas, além da própria deterioração dos alimentos ser mais acelerada. Cuidado com alimentos à temperatura ambiente.

 

- Evite consumir grandes quantidades de sal, além de proteger a sua saúde cardiovascular, evitando aumento da tensão arterial, você evita também a retenção hídrica (aquela sensação de inchaço).

 

- Uma outra boa opção de refeição leve é uma sanduíche: carboidrato (pão integral,retire um pouco do miolo para facilitar a digestão), proteína (queijo fresco, ou bife de frango grelhado, ou atum ao natural), vitaminas, minerais e fibras (cenoura ralada e folhas de alface e de agrião, ou tomate e pepino em rodelas, etc).

 

- Tente sempre incluir vegetais, legumes e frutas na sua alimentação, tornando as suas refeições mais leves e mais nutritivas!

 

Não se esqueça de se proteger do sol e divirta-se!

 

Bom verão e boas férias!

 

Karen Akemi Semprebom

Nutricionista Slife

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt