Você está em › InícioBibliotecaNutriçãoDietas da Moda

Dietas da Moda

Dietas da Moda

 

A cada dia surgem inúmeras dietas criativas e restritivas em busca de um corpo perfeito. A pergunta é: estas dietas funcionam? É claro que toda alimentação que venha a restringir o aporte calórico diário vai resultar em perda de peso, ao menos no início. Eu prefiro substituir a pergunta por: estas dietas proporcionam um emagrecimento saudável e duradouro? Nem sempre.

 

As dietas da moda são extremamente restritivas, já que excluem da alimentação grupos alimentares importantes, que, segundo estas dietas, justificam a perda de peso. Uma alimentação desequilibrada pode resultar em carências nutricionais importantes, causando danos ao organismo.

 

Estas dietas definitivamente causam perda de peso, mas é importante saber que, quando existe restrição calórica, o organismo busca energia nas reservas de gordura e de massa muscular. Quando essa restrição é muito intensa o organismo não consegue recuperar o tecido muscular, perdendo-se massa magra. 

 

O tecido muscular é mais ativo que a gordura. Portanto, quanto menos tecido muscular, menor é o gasto calórico diário (ocorre diminuição do metabolismo), o que torna cada vez mais difícil a perda de gordura e, consequentemente, a perda de peso.

 

Por isso, o ideal para se perder peso com saúde é seguir um plano alimentar que resulte em adaptação aos hábitos alimentares saudáveis, em perda de gordura e manutenção da massa muscular. Assim é possível perder peso naturalmente, oferecendo ao organismo os nutrientes necessários diariamente, sem colocar em risco a sua saúde.

 

É preciso ter consciência da mudança de estilo de vida, ou seja, que não adianta perder peso em duas semanas e em seguida retornar aos hábitos inadequados de costume; desta maneira, é quase certo que os quilos indesejados retornarão.

 

Uma alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos regular e a adoção de um estilo de vida mais saudável, é a receita, não só para a perda de peso, mas também para a consquista de uma qualidade de vida melhor e de muita saúde!

 

Karen Semprebom

Nutricionista Slife 

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt