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Qual o melhor horário para correr?

Manhã tarde ou noite. Aqui você encontra os prós e os contras de treinar em cada um desses horários para escolher qual é o melhor período para você

 

Por Odara Gallo

 

A atividade física já conquistou um lugar na sua rotina cheia de compromissos. Você percebe uma diferença de rendimento no treino em períodos diferentes do dia, mas não consegue identificar qual é o melhor horário para correr. Para isso, os profissionais consultados pela O2 dão dicas e explicam as peculiaridades de fazer o seu treino de manhã, a tarde ou a noite. Confira o período mais adequado para sua fase de evolução.

 

:: Manhã

Vantagens

- Dá uma sensação de dever cumprido e mais disposição para as demais tarefas do dia;

- A aclimatação para provas também é um ponto forte, pois a maioria delas é feita pela manhã e o atleta se sente mais preparado para esses eventos;

- O clima é mais ameno, pois o sol ainda não está tão forte.

 

Desvantagens

- É preciso moderar a carga de treino nesse horário, pois o corpo tende a estar menos aquecido e requer uma adaptação progressiva;

- Ter que acordar muito cedo pode ser uma desvantagem para quem não conseguiu dormir as horas necessárias. O desempenho tende a cair.

 

Dicas

A alimentação para quem treina nesse período merece atenção especial. Isso porque o atleta deve fazer um desjejum antes do treino, com alimentos de fácil digestão, e um lanche depois para repor as perdas. Nunca corra de estômago vazio;

 

- Evitar o horário a partir das 10h, pois o sol já está forte demais. Prefira esse período para treinos;

 

- Prefira esse período para treinos mais intensos e de velocidade.

 

:: Tarde

Vantagens

- Nesse horário, o corredor já fez (ou deveria ter feito) pelo menos três refeições, o que garante a reserva de glicogênio muscular necessária para um bom rendimento;

 

- Período bom para aqueles que não se adaptam à rotina de acordar cedo e possuem compromissos na parte da noite.

 

Desvantagens

- A exposição ao sol e à temperatura ambiente é mais alta;

 

- É difícil ter companhia para correr nesse horário, já que os períodos mais populares são noite e manhã.

 

Dicas

- Alimente-se bem no almoço e só saia para correr duas horas após a refeição;

 

- A proteção solar merece atenção especial. Prefira locais arborizados ou menos suscetíveis ao clima externo.

 

:: Noite

Vantagens

- A temperatura é mais amena nesse período;

 

- A maioria das assessorias e grupos de corrida treina nesse horário, o que agrada aqueles que gostam de correr com companhia;

 

- As horas de sono pós-treino tornam a recuperação metabólica mais rápida;

 

- Boa opção para aqueles atletas que não “funcionam” bem de manhã e se sentem agitados durante a noite, pois pode ajudar a proporcionar uma boa noite de sono.

 

Desvantagens

- Treinar só nesse período pode dificultar a aclimatação em dia de provas, que geralmente são realizadas de manhã;

 

- O cansaço das atividades diárias pode afetar o rendimento na corrida;

 

- A possibilidade do surgimento de imprevistos é grande nesse período, como eventos sociais, por exemplo.

 

Dicas

- Prefira esse horário para treinos mais longos de rodagem;

 

- Corra em lugares iluminados e fique atento ao terreno irregular com possíveis desníveis e buracos;

 

- Programe seu treino para terminar pelo menos duas horas antes do horário que costuma dormir, pois a carga de adrenalina pode prejudicar o sono.

 

Fontes:

Pablo Nunes, personal trainer, atleta e treinador das academias Companhia Athletica e A!Body Tech, do Rio de Janeiro.

Fábio Avelar, diretor técnico da Leg Assessoria, de Minas Gerais.

Luciane Macias, atleta, treinadora e consultora técnica da O2.

 

In "http://revistao2.uol.com.br"

 

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