Você está em › InícioBibliotecaNutriçãoUm bom pequeno almoço pode ajudar a perder peso

Um bom pequeno almoço pode ajudar a perder peso

Um café da manhã farto pode ajudar as pessoas que precisam perder peso. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela pesquisadora Daniela Jakubowicz, do Hospital de Clínicas de Caracas, na Venezuela, em parceria com a Universidade Virginia Commonwealth, nos Estados Unidos.
As conclusões do trabalho, que foi apresentado no Encontro Anual da Sociedade de Endocrinologia, em São Francisco, EUA, mostram que mulheres obesas que ingeriram metade de suas calorias diárias logo pela manhã, por vários meses, emagreceram mais do que as que comeram menos.
Assim, o café da manhã pode ser realmente a principal refeição para quem precisar perder peso. “Comer pouco pela manhã pode fazer com que a pessoa sinta necessidade de comer mais durante o dia”, diz Jakubowicz.
A pesquisadora realizou o estudo com 94 mulheres obesas e pouco ativas. Ela comparou os resultados alcançados com uma dieta que incluía café da manhã reforçado com os verificados em uma dieta pobre em carboidratos.
Uma das dietas, pobre em carboidratos, continha 1.085 calorias por dia - a maioria vinda de proteínas e gorduras. Nessa dieta, o café da manhã era a menor refeição do dia - 290 calorias, com apenas sete gramas de carboidratos.
A outra dieta, com café da manhã reforçado, tinha 1.240 calorias e proporção menor de gordura e maior de carboidratos e proteínas. Nessa experiência, a primeira refeição tinha 610 calorias, o almoço 395 e o jantar 235.
Depois de quatro meses, as mulheres que estavam na dieta baixa em carboidratos pareciam perder mais peso do que as outras. Mas, oito meses depois, no final do estudo, a situação se reverteu. As que praticaram a dieta baixa em carboidrato voltaram a engordar, enquanto as que tinham o café da manhã reforçado continuaram a perder peso.
Observou-se, no final, que as que tiveram um café da manhã mais rico perderam 21,3% de seu peso. Já o outro grupo perdeu apenas 4,5%.
A conclusão de Jakubowicz é que um café da manhã mais rico é mais eficiente na perda de peso, porque faz com que as pessoas se sintam mais satisfeitas e saudáveis durante o dia, já que inclui mais fibras e frutas.

Por  

Elis Galvão

23 de junho de 2008 

Texto extraído do site:http://www.abeso.org.br/reportagens/cafe_manha_pode_ajudar_perder_peso.htm
Postado por Heloisa Rodrigues de Gouvêa em  
http://obesidadebiobio208.blogspot.com

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt