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O treino de resistência em circuito

O custo calórico do exercício pode ser aumentado de forma a produzir aprimoramentos em mais do que um aspecto da aptidao pela modificaçao da abordagem padronizada ao treino de resistencia. Essa abordagem, denominada treino de resistencia em circuito (circuit resistence training), ou TRC, deixa de enfatizar os curtos intervalos de sobrecarga muscular local maciça, para poder proporcionar um condicionamento mais generalizado capaz de melhorar a composiçao corporal, a força e endurance musculares e a aptidão cardiovascular. Com essa abordagem, uma pessoa levanta um peso que corresponde a 40 a 55% de 1 RM (repetiçao maxima). A seguir, o peso o peso é levantado o maior numero possivel de vezes em 30 segundos. Após um descanso de 15 segundos, o participante desloca-se para a próxima estaçao de exercicio com resistencia e assim sucessivamente até completar o circuito. Em geral, sao utilizadas entre 8 a 15 estaçoes de exercicios. O circuito é repetido várias vezes de forma a que o treino dure 30 a 50 minutos de exercicio contínuo. À medida que a força aumenta , determina-se um novo 1-RM e o peso levantado é aumentado proporcionalmente em cada estaçao. Essa modificaçao do treino de resistencia constitui uma alternativa atraente para os que desejam um programa de condicionamento geral. 

Os programas de TRC com supervisao medica tambem foram eficazes para os pacientes com propensao para lesoes coronarianas, cardiacas e medulares que desejam um programa de aptidao bem equilibrado com a utilzaçao de exercicios de resistencia. Pode tambem consistir um condicionamento suplementar fora da temporada de competiçao para os atletas qeu participam de desportos que exigem altos niveis de força, potencia e endurance muscular.

  in "Fisiologia do Exercicio" de William D. McArdle at all.  

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