Você está em › InícioBibliotecaTreinoO metabolismo basal

O metabolismo basal

O metabolismo basal (mb) é o dispendio energético que corresponde aos processos vitais quando a actividade visceral, física, sensorial e intelectual estão reduzidas ao minimo, sendo que o seu valor mais baixo verifica-se durante o sono. (Themudo Barata, 1997).  

Os seus valores médios rondam os 3,5 ml de oxigénio, por kg de peso corporal por minuto. A este valor designamos de 1 MET, sigla extraida das tres primeiras letras da palavra metabolismo. 

O valor do MET varia de pessoa para pessoa e tem muito haver com a composiçao corporal, isto é, a massa gorda representa um metabolismo basal muito menor do que a massa magra (musculo), logo uma pessoa com o mesmo peso que outra, mas com mais massa gorda terá um valor de metabolismo basal mais baixo.

Para que perceba um pouco melhor o que isto significa, imagine um homem que pese 60 kg, terá um consumo de 210 ml de O2/minuto (3,5x60), isto é 0,2litros por minuto. Dado que um litro de oxigénio corresponde a 5 kcal, o homem terá um consumo sensivelmente aproximado de 1 kcal por minuto. 

Podemos afirmar que em média, o metabolismo basal em repouso nos adultos oscila entre as 1440 a 2590 Kcal por dia.

 

 

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt