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Cuidados com a alimentação

É imperativo que nos mentalizemos de que temos de mudar (para quem ainda não é "activo" o suficiente) o nosso estilo de vida, no sentido de praticarmos mais exercicio fisico e uma alimentaçao mais cuidada. Nesse sentido, o Nutricionista Alexandre Fernandes dá-nos 12 conselhos a ter em conta no nosso dia a dia:

 1. Preste mais atençao ao acto de comer. Demore pelo menos e no mínimo 15 minutos para fazer as grandes refeições, como o pequeno almoço, o almoço e o jantar, mastigando e saboreando calmamente os alimentos;

2. Coma sempre à mesa, nem que seja um simples lanche. Evite estar a petiscar enquanto prepara as refeições ou os lanches;

3. De acordo com a sua disponibilidade, estabeleça horários para fazer as refeições, não salte nenhuma delas e muito menos coma nos intervalos das mesmas;

4. Faça no mínimo 6 refeições por dia (pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), mas sem exagerar nas quantidades a consumir. Os meios da manhã e os lanches da tarde devem ser pequenas refeiçoes, por isso, podem ser constituidos por um copo de leite ou um iogurte desnatado ou uma fruta fresca acompanhados por uma fatia de pão com pouca manteifa, ou algumas tostas, ou bolachas de água e sal, integrais ou Maria;

5.  Não saia de casa sem tomar um bom pequeno-almoço;

6. Não fique mais que 4 horas - no máximo - sem se alimentar;

7. Evite comer enquanto está a ler, a ver televisão ou a trabalhar;

8. Repouse os talheres sobre o prato da refeição entre uma garfada e outra. E mastigue muito bem os alimentos até transformá-los em papa. Uma mastigação adequada é um passo umportante na manutenção do peso corporal;

9. Evite comer sozinho e em lugares muito barulhentos;

10. Não coma "qualquer coisa" e em qualquer horário só porque outras pessoas estão a comer ou porque lhe ofereceram comida;

11.  Reflita, identifique e escreva numa folha quais são os favtores que o fazem comer em excesso e petiscar entre as refeições;

12. Procure pesar-se, peo menos, uma vez por semana e anote ou memorize o resultado. Se possivel, elabore no computador um gráfico do peso (na Slife pode registar essa evoluçao em várias datas na sua "ficha de treino").

Já sabe, para um aconselhamento mais personalizado e especifico, agende uma consulta com um nutricionista para um plano alimentar e um personal trainer para um plano de treino mais rigoroso e adaptado para o seu caso.  

 

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