Você está em › InícioBibliotecaSaúdeArtrite

Artrite

As articulaçoes mantêm-se unidas por meio de bandas fibrosas - os ligamentos. No interior dos ligamentos a cápsula articular produz constantemente quantidades diminutas de um fluido (liquido sinovial) cuja funçao é manter a lubrificaçao dessa mesma capsula. As extremidades dos ossos estao cobertas por uma substancia firme e macia que toma o nome de cartilagem articular. A artrite (tambem designada por artrose) é uma doença das junçoes moveis, caracterizada pela deterioraçao das margens articulares da cartilagem e neoformaçao ossea junto das margens articulares. O tipos de artrose mais comuns sao a osteoartrite, a artrite reumatoide e a espondilite anquilosante.

A osteoartrite surge devido ao desgaste ou perda de cartilagem nas articulaçoes. A cartilagem começa a desaparecer e os ossos começam a "raspar"entre eles, provocando "fricçao" e consequentemente dores intensas. A idade ou um esforço exagerado sobre uma ou mais articulaçoes estao entre as suas causas. As zonas mais atacadas sao a anca, os joelhos as maos e coluna vertebral. 

A artrite reumatoide é uma doença articular a longo prazo cuja causa, apesar de nao ser bem clara, está intimamente ligada à autoimunizaçao (o sistema imunitario ataca o tecido da articulaçao). A membrana sinovial da articulaçao inflama-se gradualmente e incha, o que leva à inflamaçao do resto dessa articulaçao. À semelhança da osteoartrite é uma doença localizada e pode manifestar-se em mais de uma articulaçao, afectando sobretudo as maos, os pulsos, joelhos, tornozelos e a zona cervical.

A espondilite anquilosante é a inflamaçao cronica das articulaçoes que ligam as vertebras. Na espondilite anquilosante a inflamaçao desaparece, deixando as artivulaçoes deterioradas e endurecidas, fundindo-se entre si as vertebras. A coluna vertebral fica rija e inflexivel, podendo haver rectificaçao da lordose lombar. Não tem cura mas pode desaparecer espontaneamente.

Beneficios do exercicio fisico

. reduçao de peso

. aumenta a amplitude articular

. aumenta a força em torno da articulaçao afectada

. corrige o alinhament postural

. diminui a dor

 . possibilita a recuperaçao articular atraves dos alongamentos musculares

 Ter em consideração

. proteger as articulaçoes

. baixo impacto

. evitar escadas/corrida quando existirem problemas na anca ou joelho

. condicionar os musculos em 1º lugar

. componentes fundamentais serao a flexibilidade e amplitude de movimento

.  calçado com sistema de absorçao de impacto.

Treino

. Baixa intensidade/duraçao do exercicio

. Se necessario optar por acumular exercicio ao longo do dia

.  Aquecimento e alongamentos essenciais

. Alternar entre exercicios com impacto e sem impacto

. Plano de treino de força

.  Evitar exercicios que provoquem dores nas horas seguintes ao treino

. Actividades que envolvam grandes massas musculares

.  RPE 4-7 (escala de percepçao de esforço de 0a 10)

.  3 a 5 vezes por semana

. 5 a 30 minutos de duraçao, começando devagar

. Enfase ao tempo e nao à intensidade

Treino com resistencias

. Em circuito

. Utilizar pesos livres 

. 2 a 3 vezes por semana

. 2 a 3 series de 10 a 12 repetiçoes

Treino de flexibilidade

. 1 a 2 sessoes por dia

Treino neuromuscular/funcional

. Melhorar o andar e o equilibrio

. Melhorar as actividades diarias

. Usar actividades especificas

Consideraçoes especiais

. Dor/inchaço podem diminuir a performance

. Evitar treinos de manha (há menor mobilidade, sendo que a rigidez é maior)

. Evitar alongar articulaçoes instaveis

. Exercicios intensos sao desaconselhados

. A depressao pode constituir um obstáculo

Para além destas indicaçoes, no caso especifico da espondilite anquilosante realizar um trabalho de fortalecimento das costas e abdominais para melhorar a postura. O trabalho aeróbio ajuda à flexibilidade da caixa toráxica. 

 

in "Personal trainer guide" - Holmes Place, Miguel de Lucena e Frankie Serrano 

 

 

 

 

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt