Você está em › InícioBibliotecaTreinoFrequência cardíaca

Frequência cardíaca

O coraçao está localizado na parte centro mediana da cavidade torácica, com 2/3 da sua massa à esquerda da linha média do corpo, pesando menos de meio quilo. Quando o coraçao se contrai, bombeia sangue por um lado (direito) para os pulmoes e o sangue rico em oxigénio para todo o corpo por outro lado (esquerdo). As contracções do musculo cardíaco sao chamadas de "pulsaçoes" ou de "batimentos cardiacos", e sao geralmente medidas em "bpm", que é o numero de batimetos que o coraçao faz por minuto. Esse batimento serve como controlo para determinar o esforço que a pessoa está ou irá fazer durante uma actividade física. 

Para sabermos a nossa frequencia cardiaca diária tanto em repouso como realizando alguma actividade desportiva, temos duas opçoes: a primeira seria a electrónica (frequência electronica), ou seja, o uso dos monitores de frequência cardiaca. Estes aparelhos utilizam dois electrodos montados num transmissor electronico selado que é fixado no tórax, utilizando uma cinta elástica (banda). Os impulsos obtidos sao transmitidos atraves de um campo electromagnetico para um monitor de pulso (relogio), sem precisar interromper a actividade física. A segunda seria a manual (frequência mecânica), ou seja, a contagem dos batimentos apalpando uma arteria do seu punho durante 6 ou 10 segundos e depois multiplicando-as por 10 ou 6 respectivamente. Além de interromper a actividade física nao é muito aconselhável, por nao ser tao fiável.  

As frequencias cardiacas variam muito entre os individuos, mesmo que ambos possuam altura, peso e idade iguais. Quanto ao sexo, a mesma coisa, com a média feminina situando-se entre 5 a 7 bpm mais alta que os homens, devido ao coraçao ser proporcionalmente menor. Quando praticamos alguma actividade física com regularidade o nosso coraçao começa a hipertrofiar, e é isto o que desejamos, pois é sinal que está a desenvolver-se e a adaptar-se. Devido a esse facto a frequencia cardiaca diminui, requerendo menos energia para bombear a mesma quantidade de sangue necessaria que precisamos deariamente. Já nas pessoas que nao praticam nenhuma actividade física, o coraçao atrofia, e isto é um problema muito sério, pois a frequencia cardiaca aumenta, gastando mais energia para bombear a mesma quantidade de sangue que necessitamos diariamente.

in "Manual do personal trainer brasileiro" de Luiz Antônio Domingues Filho 

 

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt