Você está em › InícioBibliotecaSaúdeAconselhamento primário para pessoas com varizes.

Aconselhamento primário para pessoas com varizes.

As varizes ou veias dilatadas e tortuosas, visiveis sob a pele, atingem tanto os homens como as mulheres. Diversos factores contribuem para sua formaçao: herança genética, obesidade, gravidez, postura e desvios ortopédicos.

As varizes, por afectarem a circulação, são classificadas em quatro estágios: no primeiro, as veias são visiveis sob a pele, pois estão um pouco dilatadas, porém não há sintomas. Nem todas as mulheres ultrapassam esse estágio, porque as varizes podem estacionar, sendo chamadas de compensadas. No segundo, surgem sintomas, como ardência nas veias e uma sensação de peso e de cansaço nas pernas, que geralmente se agrava no final do dia. Pode ainda desencadear-se uma tromboflebite (inflamação no vaso provocada pelo sangue que se coagulou devido à circulaçao lenta), e essa inflamaçao causa enrijecimento de uma parte da veia, gerando vermelhidão, dor e aumento da temperatura local. No terceiro ocorre inchaço na perna, especialmente na região do tornozelo (a pressão dentro das veias está tão alta que ela não consegue mais absorver o liquido dos tecidos que a cercam), e esse inchaço prejudica a oxidação da pele, que apresenta manchas escuras, fica mais fina e ressecada e começa a coçar e descamar. No quarto, a pele está muito fina e mal tratada, podendo aparecer feridas próximas ao tornozelo. Essas lesões levam ao rompimento de veias locais, provocando hemorragias. 

Os exercicios indicados para o primeiro e segundo estágios sao natação, ciclismo, bicicleta estática, hidroginástica, ginástica localizada com carga média a baixa, alongamentos, exercicios com bola, caminhada e dependendo da pessoa, corrida. No terceiro estágio, caminhada e natação e no último estagio é contra-indicado qualquer tipo de actividade, pois a pessoa precisa de repouso para que as feridas cicatrizem.

 

in "Manual do personal trainer brasileiro" de Luiz Antônio Dominges Filho. 

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt