Você está em › InícioBibliotecaSaúdeO que é a celulite?

O que é a celulite?

A celulite resulta de um armazenamento de gordura nos adipócitos (células gordas da hipoderme) e da retençao de agua em torno (derme e hipoderme) à medida que os adipócitos aumentam de volume, os envelopes que os contêm deformam-se, provocando o aparecimento da "casca de laranja" na pele. Nesta fase o maior problema deve-se ao estrangulamento da circulação sanguinea, provocando a estagnação dos residuos metabólicos, o empobrecimento nutritivo e a congestão do tecido conjuntivo que perde elasticidade e provoca fibroses.

                                                                                                                                         In (http://www.bodyslim.pt/)

De facto, a obesidade e a celulite podem estar relacionadas, mas não são necessáriamente causa-efeito uma da outra. Nem se combatem da mesma forma. Numa pessoa obesa, as células gordas podem ser livres e móveis, enquanto num caso de celulute estas células se fixam e se incrustam no tecido conjuntivo. As células gordas e móveis dos obesos podem ser eliminadas com relativa facilidade, com uma dieta adequada e exercício físico. Já a celulite, por ter a sua origem numa cirulação sanguinea insuficiente e é mais dificil de combater. Esta circulação sanguinea deficiente provoca uma diminuição de trocas entre o sangue e as células, que ficam sobrecarregadas de gordura, água e toxinas, formando nódulos celuliticos.

Como evitá-la?

Quem tem tendência para ter celulite deve ter alguns cuidados no seu dia-a-dia:

1. não usar saias demasiado justas, pois dificultam a circulação e provocam a retenção venosa;

2. não usar calças elásticas ou apertadas. Dificulta a microcirculação e provocam retenção venosa;

3. não usar cintas;

4. não usar botas e meias apertadas pelos mesmos motivos;

5. não usar saltos altos, pois pelo facto de não apoiar convenientemente a planta do pé, impede que se cumpra o papel de bomba enviando o sangue para o coração à medida que se apoia o pé;

6. beber água com abundância;

7. fazer exercício que movimente os músculos das pernas;

8. evitar as varizes.

Como combatê-la?

Em primeiro lugar deve fazer-se exercício físico regularmente, se possivel todos os dias. Ao executar-se uma série de exercicios adequados e repetidos a diferentes intensidades consegue-se uma maior irrigação e tonificação das zonas afectadas. A marcha e a corrida são dois excelentes exercícios para combater o problema. Depois podem combinar-se outros métodos como a endermologia, ultra-sons, mesoterapia, etc.

De referir que é necessário ter atenção aos alimentos que potenciam o aparecimento de celulite, como as gorduras, os fritos e as bebidas açucaradas. O tabaco é um veneno para a circulação, provoca o aumento da libertação de toxinas favorecendo também o aparecimento de celulite.

                                                                                                         In (O prazer de emagrecer, Fernando Póvoas)

TREINE EM CASA, FAÇA AS NOSSAS AULAS!

BONS TREINOS!

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt