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Frequência do treino cardiovascular

Quando o exercício é usado para perder peso, convém pensar seriamente em exercitar-se em bases diárias, pois essa frequencia do exxercicio representa um dispendio calorico considerável quando comparado com o treino realizado apenas um ou dois dias por semana (atençao que esta situaçao deve ser progressiva, de acordo com o seu nivel de condiçao fisica). Para conseguir uma reduçao ponderal significativa, recomenda-se que cada sessão de exercício dure pelo menos 60 minutos e que em termos de intensidade seja suficiente para gastar 300 kcal. Treinar menos de 2 dias por semana em geral não produz alterações significativas na capacidade aeróbica ou anaeróbica, nem na composiçao corporal.

Os programas típicos de treino com exercicios aeróbios são executados 3 dias por semana, com um dia de repouso intervalado entre cada 2 dias de sessões. Entretanto, uma pergunta razoável é se o treino poderia ser realizado em dias consecutivos e ainda assim produzir resultados igualmente válidos? Numa experiência relacionada exactamente com essa questao, os aprimoramentos no VO2máx. (capacidade de captar, fixar, transportar e utilizar o oxigénio) foram quase idênticos, independentemente da sequência do esquema de treino de 3 dias por semana. Esse resultado sugere que talvez o estímulo para o treino aeróbio esteja ligado intimamente à intensidade e ao trabalho total empreendido e não à sequência do treino.

(in "Fisiologia do Exercício", McArdle)

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