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Que aula devo fazer na Slife?

É verdade, é desta forma que a Slife pretende torná-la(o) activa(o). A Slife vai até sua casa, até ao seu local de trabalho, enfim, onde estiver, desde que tenha consigo um computador com ligaçao à internet. São várias as modalidades que o clube oferece. vamos falar um pouco de cada uma das modalidades e enquadrá-las de acordo com os principais objectivos físicos.

A Sfuel 1 e 2: esta é uma modalidade que se assemelha a uma sessao de treino em ginásio. É independente da música (aliás, na Slife nao tem musica - o socio pode pôr a musica que quiser em casa), e rege-se apenas pelos diferentes tipos de treino possiveis para o trabalho com resistencias. Apesar de ambos os níveis, Sfuel 1 e Sfuel 2, trabalharem com cargas e terem uma base de trabalho de resistencia muscular, a Sfuel 1 é mais direccionada para a resistencia muscular, para o aumento da condiçao física, enquanto que a Sfuel 2 é mais direcionada para o trabalho de hipertrofia, de aumento de massa muscular. Para além disso o nível 1 é menos intenso do que o 2. De referir que a Sfuel 1 se pode perfeitamente encaixar num planeamento de definição muscular ou tonificaçao, entervalando com aulas mais cardiovasculares (como homebike ou aerolife). O trabalho com cargas e com o próprio peso do corpo (trabalho calisténico) é muito eficaz no aumento do metabolismo basal e acima de tudo para nos trazer mais autoconfiança e auto-estima.

A modalidade de Homebike é a uma aula cardiovascular como poucas. Possibilita um dispendio calorico bastante elevado com a realizaçao da aula para além de melhorar significativamente o sistema cardiovascular. O único equipamento que necessita é um bicicleta estática. Também existem 2 níveis à semelhança do Sfuel, sendo que a diferença aqui é o volume de trabalho, uma vez que a homebike 1 é de 45 minutos e a homebike 2 de 60 minutos. É uma aula fácil de realizar em termos de coordenaçao (só necessita pedalar, ao contrário da aerolife) no entanto é uma aula que exige algum esforço de sacrificio para se obterem os melhores resultados.

 Aerolife é o nome da sessao de treino que mistura a aeróbica com o step, mas em formato adaptado para casa. necessita de pouco espaço e as coreografias nao sao muito exigentes do ponto de vista da coordenaçao mas sim mais atleticas e exigentes do aspecto físico. É uma aula excelente para quem quer evoluir em termos cardiovasculares, mas também a nivel da coordenaçao motora. Tem ainda a vantagem de nao necessitar de qualquer tipo de material. Com esta aula consegue durante 45 minutos elevar a sua frequencia cardiaca e trabalhar numa zona com um bom dispendio calorico, ao mesmo tempo que se diverte e exercita a sua capacidade de memoria e coordenaçao.

Se prefere aulas de grupo e gostaria de fazer um trabalho de resistencia muscular a soluçao para si é a Fitlife ou a G.A.P.. São duas aulas direccionadas para o trabalho de resistencia, sendo que a Fitlife realiza um trabalho direccionado para todos os principais grupos musculares e a GAP direcciona o trabalho para as pernas, os gluteos e os abdominais. estas aulas potenciam para alem do aumento da frequencia cardiaca a patamares razoaveis, um trabalho muscular que vai fazer com que continue a treinar mesmo depois de parar. Isto é, o seu metaboismo vai aumentar fazendo com que o gasto calorico seja superior ao normal. Nestas aulas utiliza-se muito o proprio peso do corpo mas tambem algum equipamento como sejam halteres, step, caneleiras, elasticos ou mesmo a bola suiça.

 Se o que pretende é fortalecer a sua parede abdominal e os seus lombares entao a aula que deve fazer regularmente é o Core. Aqui vai trabalhar a zona central do corpo durante 25 a 30 minutos como nunca trabalhou. Muitos dos nossos problemas de saúde vêm do facto da nossa parede abdominal nao estar trabalhada, fazendo com que os nossos orgaos internos da regiao abdominal saiam do sitio correcto e deixem de ficar protegidos tambem. a nível da coluna também é muito importante que haja um fom fortalecimento do core. De qualquer forma nao se esqueçam que para a maior parte das actividades utilizamos no nosso core, portanto o importante é mantermo-nos activos. No entanto esta aula foi criada com o propósito de dar um estímulo mais direccionado e eficaz para esse objectivo: lutar contra uma "barriga flácida" e uma coluna "desapoiada".

Mas a vida não é só carga/pesos e suor! Nas nossas aulas de Yoga pode encontrar o equilibrio e paz que tanto lhe faz falta. é uma aula direccionada para a concentraçao, para o treino da flexibilidade e para o controlo do "eu". A aula está estruturada com de forma a que nos diferentes exercícios existam alternativas para as pessoas já experientes e para os iniciantes. O importante é fazer a aula e realizá-la de acordo com o seu grau de preparaçao, bastando para isso seguir as indicaçoes da instrutora.

 Mas só pode treinar em casa? claro que não, e a pensar nisso é que criámos o Workbreak, uma espécie de ginástica laboral que lhe permite exercitar-se no seu local de trabalho de forma a quebrar o stress muscular e psicológico que por vezes sente, e ao mesmo tempo contrariar as más posturas que tem ao longo do dia. Estamos certos de que se para 15 minutos e fizer o Workbreak vai sentir-se muito mais relaxado e com energia para continuar no seu trabalho. Isole-se no seu gabinete e estes 15 minutos sao seus! É uma aula composta por exercícios de alongamentos, de alguma resistencia muscular (nao se preocupe pois nao vai suar) e tambem de mobilizaçao articular.

Mas deixe-me ainda falar de mais duas modalidades.

A Lifedance é a aula para quem gosta de dança e se quer divertir. É uma mistura de hip-hop, de ragga e mtv dance. Aqui pode treinar melhorando a sua condiçao cardiovascular e principalmente a sua coordenaçao. Se gosta de treinar enquanto dança, esta vai ser a sua modalidade favorita.

Mas a Slife é para todas as idades, acreditamos aliás que nunca é tarde para começar a fazer exercício físico. Por isso aí está a Newlife, uma aula de resistencia muscular onde é privilegiado o trabalho funcional e o proprio peso do corpo. Esta aula está direccionada para pessoas com mais de 55 anos  que pretendam aumentar a sua força, a sua condiçao fisica e acima de tudo a sua capacidade funcional no dia a dia. Não necessita de muito material, apenas a atença necessária às inumeras e importantissimas indicaçoes ao longo do treino que lhe irao proporcionar um treino seguro e eficaz.

Por fim, nao deixe de ver os nossos cursos que consistem nos mais diversos assuntos. O primeiro curso é sobre o pré e pós parto, composto por uma parte teórica e 3 aulas prácticas, referentes aos 3 trimestres de gravidez.

Não se esqueça de consultar o seu médico antes de iniciar qualquer prática física.

No mínimo todos os meses incluimos novas versoes das nossas modalidades e tambem novas aulas!

Acredite em si e na sua capacidade de ter uma vida activa! Comece em casa, com a nossa ajuda, e pense que as coisas que se alteram a medio/longo prazo sao as mais duradoras e consistentes. Faça isso relativamente ao seu treino e ao seu corpo!

Bons treinos!

Rui Castelo

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