Você está em › InícioBibliotecaTreinoDiabetes e Exercício Físico

Diabetes e Exercício Físico

A maioria das pessoas leva hoje em dia uma vida bem agitada. É o trânsito carregado, trabalho redobrado, pouco tempo para comer. Fazer algum tipo de exercício, então, nem pensar. Essa situação constitui ambiente ideal para piorar ou desencadear o diabetes e causar enfermidades no coração e nas artérias.

Então, pense em mudar seus hábitos e em desenvolver uma nova rotina bem devagar. No início, vale qualquer coisa: andar de bicicleta, caminhar, nadar, até dançar. O mais importante é escolher alguma actividade de que se goste. E não esqueça: tudo bem devagar.

Seguindo algumas dicas logo a diferença será sentida.

A glicose no sangue e o exercício

Quando você toma insulina ou medicamentos para baixar a taxa de glicose no sangue pode haver uma diminuição do nível por causa dos exercícios. Por isso, é importante tomar alguns cuidados como, por exemplo, sempre ter à mão alimentos com açúcar de acção rápida, quando for fazer exercícios. Balas de açúcar, bolachas, doces em geral inibem rapidamente os sintomas de hipoglicemia.


Dicas para exercícios físicos

Para tornar a actividade física mais agradável, convide algum amigo que também goste de se exercitar. A família também pode participar, já que exercícios são bons para todos.
A orientação médica é sempre aconselhável e pode ajudar na escolha do tipo de exercício mais adequado a cada um.
Tenha sempre uma identificação médica. Em caso de emergência, as pessoas saberão que você é diabético.
Faça exercícios regularmente e de maneira frequente, sempre no mesmo horário, todos os dias, se possível de 20 a 30 minutos.
Use sempre ténis confortáveis. Meias desportivas, em algodão, podem ajudar a evitar bolhas.
As etapas de aquecimento e alongamento devem durar de 5 a 10 minutos e o exercício deve ser iniciado em ritmo lento, sendo aumentado gradativamente.
Beba água antes e durante os exercícios.
Se comer, aguarde de 60 a 90 minutos para fazer exercícios.
Pare de fazer exercícios se você sentir sensação de desmaio ou a ocorrência de dor ou dificuldades para respirar. Se isto ocorrer, entre em contacto com o médico antes de voltar a fazer exercícios.

Cuidados nos exercícios
Faça um teste de sangue antes dos exercícios.
Coma algo imediatamente, se o nível ficar abaixo de 100.
Coma mais alguma coisa se os exercícios durarem mais de uma hora.


Faça sempre o teste de sangue logo após a prática de alguma actividade, para verificar o nível de glicose.
Evite aplicar a insulina nas partes do corpo mais exigidas pelo exercício. Por exemplo, na perna, antes de correr, porque isso acelera a absorção da insulina.
E sempre consulte seu médico sobre qualquer dúvida, em relação às actividades físicas. Ele é a pessoa ideal para ajudar você.

 

Texto retirado de:

http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1663626-diabetes-exerc%C3%ADcio-f%C3%ADsico/

‹ Consulte outros artigos disponiveis na nossa biblioteca
  

Clique para falar no chat geral
Caso o PT esteja offline, envie-nos um email para info@slife.pt