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Actividade física e o controlo de peso

A actividade física ajuda a controlar o peso usando o excesso de calorias, que se não fosse usado, seria armazenado como gordura no seu corpo. A maioria dos alimentos contém calorias e tudo que você faz queima essas calorias, inclusive dormir, respirar e digerir alimentos.

Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias de intensidade moderada, se possível, todos os dias da semana. Para atingir e manter um peso ideal, principalmente após perder grande quantidade de peso, pode ser necessário até 60 minutos de exercícios moderados todos os dias.

Actividades físicas podem ser estruturadas como caminhadas, corridas e outros desportos. Podem também incluir actividades comuns diárias como tarefas domésticas, levar o cachorro para passear ou cuidar do jardim. Outra boa opção é a yoga.

Se você está inactivo por algum tempo, comece devagar até atingir os 30 minutos diários em um ritmo que seja confortável para você. Os 30 minutos não precisam ser seguidos, você pode dividir em sessões de 10 minutos por exemplo.

Atividades físicas regulares ajudam a controlar o peso e também podem ajudar a:

  • reduzir o risco ou tratar doenças crônicas como diabetes tipo 2, pressão e colesterol elevados, doenças coronárias, osteoporose, artrite e alguns tipos de câncer
  • desenvolver ossos e articulações fortes, e também músculos
  • melhorar a flexibilidade e equilíbrio do seu corpo
  • combater a depressão
  • melhorar o humor e bem estar

Você pode atingir sua meta de 30 minutos diários fazendo actividades aeróbias. Actividades aeróbias são aquelas que fazem com que você respire mais intensamente. Especialistas recomendam actividades de intensidade moderada. Para saber se a actividade aeróbia que você faz é de intensidade moderada, nesse ritmo, você respira e conversa com mais dificuldade porém ainda pode conversar.

Para incluir actividades físicas no seu dia-a-dia, tente:                   

  • uma caminhada leve no quarteirão onde você mora
  • varrer folhas da calçada ou do jardim
  • usar a escada ao invés do elevador
  • estacionar seu carro mais longe do que de costume e ir andando

Você também pode fazer musculação para atingir os 30 minutos diários de actividades físicas recomendadas. A musculação também irá ajudar a queimar calorias extras e desenvolver músculos e ossos mais fortes.

Especialistas recomendam musculação 2 a 3 vezes por semana, com 1 dia de descanso entre as sessões para que seus músculos se recuperem. Se você é iniciante em musculação ou actividades físicas em geral, considere os serviços de um personal trainer.

Dicas para um programa de actividades físicas seguro e bem sucedido

  • Consulte um médico antes de começar actividades físicas constantes. Ele irá avaliar sua saúde, e se você tem doenças crónicas como diabetes e pressão alta, ele poderá recomendar exercícios seguros para você
  • comece devagar e incorpore mais actividades físicas no seu dia-a-dia com o tempo
  • estabeleça metas, de curto e longo prazo e verifique se as metas foram cumpridas com sucesso
  • dê atenção aos sinais do seu corpo. Pare as actividades físicas e consulte o seu médico se você sentir dores no peito, dores de cabeça, tontura.
  • procure ter hábitos alimentares saudáveis

                                                                                                          in www.brazuca.info

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